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fonoaudiologia
 
Objetivos
 

Propiciar condições para que o usuário (paciente) adquira padrões de emissão, comunicando-se de forma inteligível; Favorecer a organização do pensamento para melhor estruturação da linguagem do deficiente auditivo, através do Organograma da Linguagem.

 
 
Atendimento
 
• Deficiente Auditivo (Surdo);
• Dislalia (Troca de letras na fala);
• Dislexia (Troca de letras na fala e na escrita)
• Disgrafia (Dificuldade na escrita)
• Gagueira
• Deglutição Atípica (Uso de aparelho dentário)
• Dificuldade de Aprendizagem
 
 
ESTRUTURA DO ATENDIMENTO
 
Após passar por outros setores
Anamnese
Avaliação inicial
Atendimento sistemático
Avaliação mensal
Orientação aos pais para reforço de atividade em casa (quinzenalmente)
Reavaliação semestral
Audiometria semestral
 
 
Metodologia
 
O trabalho será iniciado com atendimentos lúdicos, dando ênfase a exercícios de sopro e de musculatura oro-facial, funções cognitivas e estimulação auditiva, levando-se em conta o condicionamento. Promover o enriquecimento de vocabulário, através de objetos concretos, miniaturas, usando onomatopéias.
A psicomotricidade é utilizada como base necessária para estimulação e enriquecimento de sua língua interior, ajudá-la a ter limites, explorar AVD (Atividade de vida diária) e orientação aos pais de como proceder em casa.
Após a avaliação dependendo da idade e/ou comprometimento começar com o trabalho básico para as suas dificuldades.
Se o paciente tem o esquema corporal conscientizado, pode seguir as etapas do atendimento clinico, apresentando os trabalhos de respiração, ressonância, oro-facial, ponto articulatório, emissão de fonemas, conscientização, automatização e enriquecimento do vocabulário, entre outras atividades.
Se o paciente vem com falhas, principalmente do esquema corporal, não deve ser inserido em nenhuma etapa do atendimento clinico. Só serão feitos inicialmente os trabalhos psicomotores que envolvam o corpo, sua consciência ao “eu” e do seu corpo no espaço ocupado (P.E e R.E) só a partir deste trabalho a criança pode ser trabalhada paralelamente as outras funções cognitivas e a estimulação auditiva gradativamente, e então podem ser inseridas as outras etapas do atendimento clinico.
 
 
Audiometria
 
 
Fazemos exame de Audiometria como forma de medir os ganhos de audição do usuário.
São feitos semestralmente pelas fonoaudiólogas.
 
 
 
VEJA OS SINAIS DA PERDA AUDITIVA