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OFICINA DA CRIANÇA – EXTERNATO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
 
 
 
Objetivo
 
Com várias ações que privilegie e respeite a identidade, a individualidade, os valores e as expectativas das crianças e das adolescentes com deficiência no processo sócio-educativo em conjunto com o desenvolvimento da auto-estima e a construção de uma política integral de saúde, educação, lazer e profissionalização, na busca o desenvolvimento, a integração social , a profissionalização e o acesso à informação
 
Público Alvo
 
A instituição atende a 120 crianças e adolescentes em regime de externato, matriculados na educação formal, de 1° a 4° série do ensino fundamental.
 
 
Atividades
 
• Oficinas pré-profissionalizantes
• Oficinas Ocupacionais
• Reforço escolar
• Programa de orientação e apoio sócio-familiar
 
 
 
Educação Auditiva
 
Objetivo
 
Estimulação do resíduo auditivo, através de uma educação auditiva sistemática, levando ao desenvolvimento dos limiares diferenciais e a discriminação dos parâmetros básicos do som (duração, intensidade, freqüência); Linguagem, Fala e Voz.
 
 
Ação
 
Cada usuário será atendido por uma hora por dia durante dois dias na semana, em horário pré-agendado, em conformidade às necessidades de cada indivíduo. Os atendimentos de grupos serão desenvolvidos quinzenalmente, com a participação dos profissionais de fonoaudiologia e psicologia.
 
 
 
Mulheres em Ação
 
Objetivo
 
Promover encontros sócio-educativos de atenção à mulher, discutindo questões femininas que visam à valorização da auto-estima e a garantia de direitos fundamentais para pleno exercício da cidadania.
 
 
Ação
 
Realização de encontros quinzenais onde serão abordados temas acerca de direitos da mulher, saúde, reconhecimento de paternidade, pensão alimentícia e demais questões ligadas à cidadania; facilitar o acesso a áreas de saúde, apoio psicológico, através de encaminhamentos.
 
 
 
Oficina da Criança (Apoio Pedagógico)
 
Objetivo
 
Oferecer um atendimento diferenciado aos alunos que apresentarem defasagem e/ou dificuldades na aprendizagem que não foram superados durante as aulas normais das escolas públicas.
 
 
Ação
 
A coordenação pedagógica será responsável pelo encaminhamento dos alunos para as oficinas da criança, que constarão das seguintes atividades: - Realização de gincana de conhecimento, cultural e esportiva; - Desenvolvimento de trabalhos artísticos, definidos de acordo com as habilidades e interesses dos alunos; - Exercícios de leitura e aulas de reforço extra-sala de aula; - Atividades de reforço incluindo assessoramento extra-sala de aula; - Através de dinâmica de grupo proporcionar aos alunos oportunidade de refletirem sobre sua realidade e melhorar o relacionamento interpessoal e grupal.
 
 
 
Inclusão Digital
 
Objetivo
 
Reforçar ações psicopedagógicos para melhorar a qualidade de vida dos usuários, possibilitando o aprofundamento dos conhecimentos de novas tecnologias.
 
 
Ação
 
Formar turmas de dois usuários por micro, oferecendo o conhecimento de informática. Este procedimento deverá ser feito todos os dias da semana durante trinta minutos.
 
 
 
Cantarte
 
Objetivo
 
Utilizar a música e a expressão corporal, como agentes potencializadores das habilidades musicais das crianças e adolescentes com deficiência, numa perspectiva criativa de reabilitação.
 
 
Ação
 
Serão dois encontros semanais, com grupos divididos por faixa etária. Os encontros terão duração de uma hora. A música será introduzida de forma lúdica, como um trabalho integrador, que envolverá expressão corporal. A participação criativa possibilitará a consciência de integração social.